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NOTÍCIA

CADES Capela repudia o Aeródromo de Jaceguava

A construção do novo aeroporto em região de mananciais, protegida por APA e de grande importância para a qualidade de vida da cidade, tem causado forte reação por parte de entidades, movimentos, ambientalistas e ONGs da região.

Ontém, 31.07.2013, às 17h00, no salão multiuso da Subprefeitura da Capela do Socorro, realizou-se a Reunião Ordinária do mês de julho do Conselho Regional de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz da Capela do Socorro - CADES Capela, onde os conselheiros aprovaram por unanimidade uma MOÇÃO DE REPÚDIO à construção do aeroporto em Parelheiros, que serão encaminhada aos demais CADES e ao CADES Central, que tem capacidade deliberativa.

O texto aprovado é o seguinte:

"MOÇAO DE REPÚDIO À CONSTRUÇÃO DO AEROPORTO DE PARELHEIROS

Recebemos a notícia da construção de um aeroporto privado na região de Parelheiros, com muito amargor. Mais uma vez os governos de plantão negociam, por baixo dos “panos”, sem consultar a população em geral. Mais importante: projetos paralelos que nada têm a ver com a preservação do meio ambiente e desenvolvimento sustentável virão, acabando com a região Sul de São Paulo e beneficiando propostas de exploração do homem pelo homem.

Um aeroporto em plena área de Mata Atlântica, nas cercanias da APA Bororé-Colônia e em região de compensação ambiental das obras do Rodoanel é um acinte à conservação da região e aos moradores que mais uma vez foram ludibriados.

Algumas questões devem ser colocadas:

1-      O aeroporto trará atrás de si um pólo “logístico”, como a abertura da “alça rodoviária do Rodoanel”, elevando ainda mais o tráfego na região e descumprindo os acordos de compensação pelas obras daquela via;

2-      Causará também a construção de um terminal ferroviário a fim de escoar o tráfego de mercadorias interligadas via aérea-rodoviária-ferroviária, depauperando ainda mais essa região que é de mananciais;

3-      Poluirá de diversas formas a região e, diretamente, a Represa do Guarapiranga, fornecedora de água para grande parte da população de São Paulo;

4-      Trará mão de obra qualificada e de fora, em detrimento à contratação de mão de obra local que não é especializada;

5-      Haverá adensamento populacional com a conseqüente impermeabilização do solo, agravando mais ainda a questão ambiental e social da região;

6-      Obras de duplicação de rodovias para escoar o transporte de cargas serão feitas pelo Poder Público, devido ao aumento do tráfego “comercial” da região, obras que serão pagas com o dinheiro do contribuinte, para beneficiar meia dúzia de empresários;

7-      Atrás desse projeto virá a “ressuscitação” da “Rodovia Parelheiros-Itanhaém”, acabando de vez com a Reserva Curucutú, com conseqüências diretas na Reserva da Juréia;

8-      A flora e a fauna da região, principalmente aves aquáticas locais e as migratórias que fazem “escala” na represa Guarapiranga após 10.000 km de viagem, poderão ser levadas à extinção;

9-      Haverá também o “desengavetamento” do projeto das “Rodovias Perimetrais” em torno da Billings e da Guarapiranga;

10-  Centenas de outros detalhes que não cabem nesse manifesto pela extensão quantitativa.

Quem ganha com esse projeto? A população com certeza não.

Por essas considerações, que não representam a totalidade delas, mas que são significativas, os Conselheiros do Conselho Regional de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz da Capela do Socorro – CADES Capela – reunidos em 31.08.2013, REPUDIAM a iniciativa público-privada de construir um aeroporto na região de Parelheiros, por considerá-la perniciosa aos interesses da população e meio ambiente da região. Recomenda, também, que se contatem todos os outros CADES Regionais para que também discutam moções de mesmo conteúdo, assim como encaminhar essa para o CADES Central.

Assinam esse documento: 

CONSELHEIROS DO CADES REGIONAL CAPELA DO SOCORRO."

Segundo reportagem da Revista Exame, o novo aeroporto será para poucos, pois atenderá somente jatos executivos, helicópteros e outros veículos de pequeno porte.

Segundo a ambientalista Angela Rodrigues Alves, a localização não podia ser pior, nas as coordenadas 23º48'22.26"S 46º47'22.43"W, entre o Parque da Várzea e o Golf Clube Guarapiranga, na Estrada do Jaceguava bem ao lado da represa do Guarapiranga.

Segundo Fabio Schunk, biologo e especialista em aves, esta é a maior e mais importante área de alimentação e descanso de aves migratórias da Região Metropolitana de São Paulo e do Estado de São Paulo, como já foi comprovada em diversos artigos científicos publicados nos últimos anos.  "A Guarapiranga recebe milhares de aves migratórias, aves que viajam mais de 10 mil quilômetros, vindas do Hemisfério Norte, que param aqui para descansar e se alimentar durante esta longa viagem até o Hemisfério Sul. Sem contar na alta diversidade e densidade de aves aquáticas que utilizam esta região diariamente, com seus deslocamentos diários entre a represa do Guarapiranga e Billings. São milhares de biguás, irerês e várias outras espécies de marrecos principalmente. Trata-se de uma região extremamente importante não só para as aves migratórias, mas para toda uma comunidade de aves aquáticas e outros animais protegidos por lei."

O assunto, vem sendo  tratado sempre pelo foco economico pelas mídias e governo, http://economia.estadao.com.br/noticias/economia-brasil,governo-autoriza-3-aeroporto-em-sao-paulo,159927,0.htm, que estão deixando de lado todos os aspectos ambientais relevantes,  de vital importância para a sociedade, inclusive para a economia das comunidades locais que não serão beneficiadas diretamente pelo projeto, mas serão impactadas por ele.

Cristina Kirsner

Fontes: ONG Fiscais da Natureza, MOGAVE, CADES Capela do Socorro, Revista Exame, Estadão, 

 

http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/lenoticia.php?id=231042

http://noticias.r7.com/sao-paulo/governo-autoriza-3-aeroporto-em-sao-paulo-24072013

https://www.youtube.com/watch?v=3Dpkdg9ikIU

http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/3o-aeroporto-de-sao-paulo-sera-para-poucos)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

     

 
 
 
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